Florais de Bach – uso em animais de estimação.

O que são Florais de Bach?

Florais de Bach são essências derivadas de plantas, árvores e, em alguns casos, minerais. 

A terapia floral faz parte de um campo de terapias complementares definido como vibracional e tem, como principal propósito, promover a harmonia entre o corpo físico e emocional.

Os florais de Bach podem ser associados à outras formas de tratamentos, como a medicina tradicional chinesa ou até mesmo medicina ocidental. Devido à pluralidade terapêutica da sociedade contemporânea, combinações como essas tem sido, sem dúvida, gradativamente incorporadas, possibilitando, assim, um cuidado holístico da saúde.

Quem foi Dr. Edward Bach.

Florais de Bach

Edward Bach (1886-1936) foi um cientista, médico cirurgião, bacteriologista, patologista e homeopata britânico. É, sem dúvida, mais conhecido por ser o inventor dos Florais de Bach.

Segundo o Dr. Bach, o uso dos florais é destinado a aliviar desequilíbrios emocionais e de personalidade, para influenciar ou prevenir doenças físicas e/ou psíquicas.

Bach, de fato, concebeu o uso de seus remédios baseando-se na hipótese de que as doenças são consequência de transtornos ou desequilíbrios emocionais e/ou mentais.

O uso dos Florais de Bach na Medicina Veterinária

Os florais de Bach constituem uma modalidade terapêutica utilizada, sem dúvida, com bastante frequência, podendo estar ou não em associada à medicina alopática. São considerados instrumentos de cura suave e sutil, reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde desde 1956.

A maioria das pessoas que convive com animais sabe, com toda a certeza, que eles também têm emoções. De fato, sentem medo, raiva, ciúmes, depressão, felicidade, assim como nós. Os Florais de Bach são, todavia, capazes de ajudar nossos animais quando eles têm emoções negativas.

Existem 38 remédios Florais de Bach. Todos eles, associados a um quadro emocional e comportamental específico. Além disso, podem ser misturadas de 3 a 6 essências para tratar um quadro individual.

É possível encontrar fórmulas prontas em pet shops e farmácias. Entretanto, com um pouco de conhecimento sobre o assunto, é possível também formular um buquê personalizado em farmácias de manipulação. Nesse caso, é necessário informar ao manipulador de que o remédio é de uso veterinário. Isso porque o conservante dos Florais de Bach é o conhaque, e portanto, deve ser evitado já que pode ser tóxico para o pet.

Os florais de Bach podem ser administrados aos animais de 2 a 4 vezes ao dia de diversas formas:

    • Diretamente na lingua ou gengiva do animal (geralmente na dose de 4 gotas, 4 vezes ao dia);
    • Em forma spray;
    • Misturado na água para que o animal tome ao longo do dia.

O efeito começa a ser notado de forma sutil dentro de uma a duas semanas.

Florais de Bach – Essências

AGRIMONY

Agrimony

Restaura a paz interior. Trata, portanto, o sofrimento (físico ou emocional) não demonstrado pela aparência ou comportamento.

Indicado para o animal que nunca se queixa, mesmo quando é óbvio que está com dor, ou para aquele animal inquieto que anda de um lugar para outro, mas não consegue se sentir confortável.

Usado, inclusive, para aliviar os sintomas ligados à ansiedade, que se manifestam por meio de irritações na pele, indisposições digestivas, micções e evacuações.

ASPEN

Aspen

Trata, acima de tudo, o medo de causa desconhecida. Além disso, ajuda a amenizar a ansiedade e nervosismo repentinos restaurando a respiração normal e reduzindo a tensão muscular.

Indicado, portanto, para os animais que são ansiosos, nervosos ou assustadiços sem motivo aparente, ou para aqueles que ficam “paralisados” ou entram em pânico diante de algo novo, inesperado ou diferente.

Estes animais podem, inclusive, apresentar problemas relacionados ao medo como: problemas gastrointestinais, distúrbios digestivos, bexiga solta, problemas circulatório

Aspen, associado ao floral Mimulus, pode ser útil para tratar gatos que sofrem de síndrome do cólon irritável.

BEECH

Beech

Trata a intolerância restituindo, assim, a tolerância e flexibilidade. Por isso, é indicado para animais que apresentam vários tipos de intolerância como à temperatura, barulho, crianças, outros animais. Além disso, é indicado para animais exigentes em relação à comida e que se recusam a comer, principalmente gatos.

Torna-se especialmente útil para animais mais velhos que tem que tolerar um filhote, ou que não aceitam o novo companheiro de seu dono.

CENTAURY

Centaury

Restaura assertividade, individualidade e resistência.

É indicado, portanto, para os animais muito inseguros e ansiosos que fazem de tudo para agradar o próprio dono, lambendo constantemente. São animais, sem dúvida, muito submissos. Por isso é recomendado também para animais maltratados ou intimidados.

É usado também durante períodos de convalescença prolongados, doença aguda ou após acidentes. Nesses casos, pode ser útil associa-lo ao Olive e Centaury para promover o fortalecimento.

CERATO

Restaura a autoconfiança, confiança, iniciativa. Trata, portanto, a falta de segurança e confiança em si mesmo e o anseio de ser aprovado pelos outros. É recomendado para animais muito dependentes dos próprios donos e/ou que não socializam com membros da própria espécie tendo comportamento inadequado tendo, até mesmo, dificuldade para acasalar.

É, inclusive, útil para enfrentar competições pois aumenta a atenção. 

CHERRY PLUM

Cherry Plum

Restaura a calma e o controle tratando comportamentos incontroláveis. Por isso, é indicado para animais que perdem o controle, tornando-se enlouquecidos e histéricos, que se tornam perigosos quando provocados. Animais que respondem ao medo com reação de luta, fuga ou ataque, que perdem o controle, destruindo a casa ou o quintal.

Recomendado em casos de auto mutilação, como por exemplo a dermatite por lambedura ou para o animal que sofre de convulsões e/ou ataques de ansiedade.

NOTA: Cherry Plum raramente é usado sozinho e é um dos cinco remédios no Rescue Remedy

CHESTNUT BUD

Chestnut Bud

Restaura a capacidade de aprender com a experiência. Consequentemente, ajuda a inibir maus hábitos como mastigar os sapatos, entrar no lixo, etc.

É indicado para animais com propensão à acidentes, como cães que perseguem carros, cavalos, motos. Além disso, seu uso é recomendado também durante novas sessões de treinamento para aumentar a retenção de memória.

CHICORY

Chicory

Trata a possessividade, comportamento pegajoso e a busca de atenção. É o floral indicado para animais que não desgrudam do dono, excessivamente possessivos e que sofrem ansiedade de separação apresentando até mesmo sinais físicos (vômito, diarréia, mastigação de pêlos, etc).

É recomendado também para as mães super protetoras que continuam amamentando seus filhotes depois da época de desmame.

CLEMATIS

Clematis

Restaura o estado de alerta e o foco. Por essas características, é recomendado para aumentar a atenção e a capacidade de se concentrar durante o adestramento. Por isso, é útil para cães de guarda e cães de caça.

É utilizado também em animais entediados ou com expressão vaga, como se não estivessem presentes de fato; em casos de traumas e choques e, enfim, em casos de inconsciência (desmaios, convulsões) ou coma.

NOTA: Clematis é um dos cinco remédios do Rescue Remedy

CRAB APPLE

Crab Apple

Trata, sobretudo, a falta de asseio, infecções e envenenamento. É o floral indicado para envenenamento e intoxicações por  alimentação ou até mesmo emocionais.

É usado em animais rabugentos que sofrem de coprofagia, diarréia, incontinência urinária e doenças renais, e/ou com problemas de pele crônicos ou agudos como acne, eczema, dermatite, caspa, feridas causadas por lambeduras constantes, sarna, escabiose, crostas.

Crab Apple é indicado também para animais que ficam muito tempo preso em local sujo, e/ou infestados com pulgas, carrapatos ou com picadas de outros insetos. Além disso, o floral é utilizado para parasitas como vermes.

ELM

Restaura competência, eficiência, resistência. Indicado em casos de sobrecarga relacionada a acontecimentos atuais (mudanças, visitas, doenças), ou para cães que passam por treinamentos rígidos (cães guia ou policiais). Por esse motivo, é apontado também para fêmeas sobrecarregadas pelas exigências dos filhotes, especialmente no caso de ninhadas grandes.

Além disso, ELM tem sido usado para animais que desenvolvem alergias devido a stress.

GENTIAN

Gentian

Trata o desânimo, a melancolia e a inapetência. É, portanto, indicado para animais que ficam desanimados e param de comer, especialmente quando doentes, depois de perderem alguém querido (dono ou outro animal), ou para aqueles que são forçados a viver em abrigos, canis/gatis, depois de terem vivido em locais onde ficavam soltos.

Associado ao OAK e LARCH, auxilia na recuperação de cirurgias ortopédicas.

GORSE

Gorse

Trata, principalmente, a melancolia, o desânimo total e desesperança. Indicado quando o animal parece ter perdido a força de viver, demonstrando apatia. É um floral usado para cães que sofreram abandono, obesos (já que tornam-se letárgicos), doentes terminais ou fêmeas que perderam seus filhotes.

O uso desse floral parece ajudar também em complicações como artrite, lesão crítica ou cirurgia.

HEATHER

Heather

Ameniza o comportamento de animais que fazem barulho ou se tornam destrutivos para chamar a atenção ou por sentirem solidão. Portanto, é recomendado para gatos que ronronam e miam para chamar atenção, cães que latem, rosnam, choramingam ou uivam excessivamente. 

HOLLY

Holly

Trata a desconfiança, a malícia e o espírito de vingança devolvendo a tolerância. Por isso é apropriado para animais irritadiços, que reagem intensamente à perda de status ou atenção, agindo com crueldade, sendo o principal floral quando existe necessidade de mais amor. 

Indicado para animais feridos, capturados, maltratados, negligenciados; aves que têm tendência a morder ou irritar com facilidade; cães ou cavalos que são conhecidos por serem cruéis e perigosos; para animais que têm aversões específicas (veterinários, carteiros, etc.).

Além disso, é coadjuvante no tratamento de doenças intensas, alergias agudas como urticária, ataque de asma, febres altas, dores fortes e infecções graves.

HONEYSUCKLE

Honeysuckle

Trata a saudade de casa e a dificuldade para se ajustar a novas circunstâncias. Indicado para animais que definham ou ficam deprimidos, doentes e fracos quando estão longe de casa por férias com os donos, durante o transporte de um lugar a outro ou por necessidade de internação.

Pode ser usado também em casos nos quais os animais não conseguem se adaptar ao novo tutor. Além disso, serve também para fortalecer a saúde depois de doenças graves e para evitar recidivas.

HORNBEAM

Hornbeam

Trata a fraqueza e a incapacidade de fazer qualquer coisa devido a cansaço ou fadiga da mente e do corpo. Devolve, portanto, a vitalidade depois de um período de convalescença em animais que não parecem ter energia para se recuperar completamente.

É usado também em casos de mudança frequente de rotina.

IMPATIENS

Impatiens

É o floral de eleição para a impaciência, irritabilidade e falta de cooperação. Por isso, é indicado para animais muito ansiosos, hiperativos e inquietos.

Além disso, é recomendado para qualquer forma de condição nervosa, como animais que apresentam epilepsia, especialmente quando agitados por estarem excessivamente excitados ou perturbados.

OBSERVAÇÃO: Impatiens é um dos cinco remédios do Rescue Remedy.

LARCH

Larch

Trata a perda de confiança, hesitação, medo do fracasso. Portanto, este floral é administrado para proporcionar maior confiança principalmente durante os eventos de competição ou em animais que foram espancados e abusados, sendo facilmente intimidados (submissos).

MIMULUS

Mimulus

Ameniza o medo de coisas conhecidas, timidez e o acanhamento. Devolve, dessa forma, a coragem. Além disso, é usado como auxiliar em tratamento de distúrbios cardíacos.

É indicado para animais que sentem medo de coisas conhecidas como chuva, trovões, fogos de artificio, de sentir dor, cortar unha, tomar banho, de estranhos (homens ou animais), de sofrer abuso ou fome, medo de abandono.

A mistura com ROCK ROSE é muito recomendada para animais que entram em pânico com fogos e trovões. 

MUSTARD

Mustard

Trata a depressão sem nenhum motivo aparente, devolvendo a serenidade. É usado em animais melancólicos, com falta de vigor e energia, orelhas baixas e  pássaros, como papagaios, que arrancam as próprias penas.

Observação importante: Ao notar alterações comportamentais sem causa aparente, é muito importante falar com o veterinário de confiança. O animal, de fato, pode estar com alguma doença que provoque melancolia.

OAK

Oak

Restaura a resiliência, força e resistência. Indicado, dessa forma, para animais que lutam para sobreviver, que não desistem, e que precisam estar sempre ocupados com alguma coisa demonstrando comportamento obsessivo.

É recomendado também para animais estressados por sintomas de artrite que dificultam a locomoção ou após longo período de uma doença crônica.

OLIVE

Olive

Trata a exaustão física e mental absoluta, devolvendo a força e a capacidade de regeneração. Portanto, é indicado para animais fracos, doentes, exaustos mental e fisicamente, anêmicos, em recuperações pós operatórias ou de convalescenças, animais geriátricos e, enfim, animais perdidos ou abandonados.

PINE

Pine

Trata a culpa e o arrependimento, devolvendo, assim, a atitude positiva.

Entretanto, a questão sobre animais terem ou não sentimentos de culpa ainda continua aberta à discussão. Por esse motivo, o Pine não está entre os florais de Bach mais escolhidos para animais.

RED CHESTNUT

Red Chestnut

Trata o medo e a preocupação excessiva com relação a terceiros (comportamento superprotetor).

Por isso, é indicado para os animais que ficam muito preocupados com os filhotes ou com os filhos dos tutores; que se dedicam exageradamente, prolongando seus cuidados maternais.

Ideal para gatos que estão constantemente procurando esconderijo para seus filhotes.

ROCK ROSE

Rock Rose

Ameniza o medo extremo, pânico e, enfim, terror absoluto. É indicado após um acidente, lesão, incêndio ou qualquer evento aterrorizante. Seu uso é recomendado também para animais que são usados ​​em serviço para a humanidade, como serviços policiais ou serviços aquáticos.

Associado ao floral MIMULUS, ajuda animais que sentem pânico de fogos e trovões.

NOTA: Rock Rose é um dos cinco remédios do Rescue Remedy

ROCK WATER

Rock Water

Rock water é água mineral ou de poço, conhecida por ter poder de cura. Trata rigidez, severidade e repressão. Devolve, portanto, a flexibilidade, espontaneidade e maleabilidade.

É, de fato, indicado para todos os tipos de inflexibilidade (física, mental, comportamental), falta de adaptabilidade e estresse associados a mudanças na rotina, comportamento dominante e teimosia.

Por tratar sintomas de rigidez, é igualmente aconselhado para aliviar sintomas de condições artríticas.

SCHLERANTHUS

Schleranthus

Trata incerteza, desequilíbrio e indecisão. Restitui, portanto, a estabilidade e equilíbrio. Pode ser indicado a animais que apresentam comportamento instável ou até mesmo instabilidade física, oriunda de problemas neurológicos como convulsões, derrames, ou paralisias unilaterais. 

STAR OF BETHLEHEM

Star of Bethlehem

Ajuda a tratar o choque mental, emocional e físico devolvendo, enfim, a calma. É indicado para qualquer tipo de trauma, seja ele físico (um acidente) ou emocional (como perda de um ente querido).

Desta maneira, é usado em animais que sofreram abusos prolongados (crueldade e fome) ou a qualquer momento em que o conforto seja necessário.

NOTA: Star of Bethlehem é um dos cinco remédios no Rescue Remedy

SWEET CHESTNUT

Trata a angústia mental extrema devolvendo a perseverança e resistência. Por isso, é recomendado para animais que estão no limite da resistência física ou mental, que passaram por longos períodos de maus tratos chegando a passar fome ao ponto de quase morrer.

Usado também em animais de cativeiro e casos de automutilação. Por agir em animais que sofrem de timpanismo e cólicas, é especialmente indicado para cavalos.

VERVAIN

Vervain

Devolve o comedimento e a moderação, tratando o entusiasmo, esforço excessivo e impulsividade. Indicado, portanto, para animais muito intensos, hiperativos e tensos. Além disso, seu uso com Chestnut Bud auxilia no tratamento de comportamentos compulsivos.

É útil também para animais que apresentam fraturas.

VINE

Vine

Vine trata a dominância, intimidação e territorialidade. É, portanto, indicado para animais que acham que mandam na casa, que agem agressivamente para estabelecer dominância e, enfim, chefes de matilha.

WALNUT

Walnut

Trata a dificuldade de se adaptar a novas circunstâncias. Logo, é recomendado para animais que precisam se ajustar a uma nova realidade como mudança de casa, cidade, novos proprietários.

Pode ser usado também durante a gestação, após a castração, dentição e desmame. Ou seja, qualquer fase de mudança que necessita de adaptação.

WATER VIOLET

Water Violet

Este floral é, certamente, de grande auxílio para os animais mais solitários e reservados, tornando-os mais sociáveis.

Indicado para animais que gostam de ficar sozinhos.

WHITE CHESTNUT

White Chestnut

Ajuda a diminuir sintomas de preocupação e insonia. É, além disso, um dos florais de Bach indicados para animais com algum comportamento obsessivo como lambeduras ou mordeduras.

WILD OAT

Wild Oat

Indicado em situações em que ocorre falta de direção. Ou seja, para animais que foram treinados para uma determinada tarefa e que não utilizam o treinamento ou animais entediados que destroem a casa.

Além disso, pode servir de auxilio para aumentar a concentração em eventos de competição.

WILD ROSE

Wild Rose

Floral indicado para resignação e apatia. Auxilia, portanto, na manutenção e recuperação de estados de contentamento. Usado em animais que são forçados a ficarem presos ou acorrentados ou animais idosos, rabugentos, que precisam suportar a presença de um filhote irritante.

É indicado, também, para animais que estão doentes há muito tempo.

WILLOW

Willow

Ajuda a amenizar a malícia e o mau humor, sendo indicado, sobretudo, para o tratamento do ressentimento. Portanto, é o floral de eleição para animais ofendidos por algum motivo e que se vingam, como gatos que urinam na cama dos tutores, ou cães que destroem coisas.

RESCUE REMEDY – O floral emergencial

Rescue Remedy foi a única fórmula criada pelo Dr. Bach. Trata-se de uma combinação preciosa de 5 flores: Impatiens, Star of Bethelem, Cherry Plum, Rock Rose e Clematis.

É um buquê considerado emergencial, indicado, portanto, para momentos de choque e forte stress emocional como mudança brusca de vida, perda de entes queridos, período de doença e muitos outros. Sem dúvida, a mistura mais usada de todas e com excelente resposta.

Suas 3 indicações básicas são:

1. Sofrimentos agudos e emergências.
2. Sofrimentos antecipatórios.
3. Pode ser utilizado a longo prazo, nos casos de sofrimentos crônicos.

Florais VS outras terapias

Não há contra-indicações em relação ao uso concomitante de florais de Bach, medicamentos alopáticos ou qualquer outro tipo de tratamento. 

A diferença entre um medicamento alopático e o floral é que a medicação alopática age somente no problema físico, já o floral age  tratando o estado emocional. Por isso, torna-se um excelente adjuvante à maioria das terapias.

Últimas considerações.

Primeiramente, antes de iniciar uma terapia floral para seu animal de estimação com a intenção de corrigir algum comportamento ou sinal clínico, é muito importante conversar com seu médico veterinário de confiança. Isso porque muitas alterações comportamentais podem ser sinais de patologias, dor, ou necessidade de alterações no habitat.

Além disso, é importante levar em conta que muitas vezes, com o uso inicial dos florais, pode ocorrer uma piora temporária do quadro. Isso acontece porque o floral ajuda a expulsar toxinas físicas e emocionais, podendo acentuar temporariamente o problema base.

Mas não desista. O processo é lento, entretanto eficiente.

Referências Bibliográficas:

BEAR, J. BELLUCO. W Aplicações Práticas dos Florais de Bach – Um guia completo para o uso das essências florais Inglesas. Editora Pensamento. São Paulo, 2001

GRAHAM, H. VLAMIS, G. Remédios Florais de Bach para Animais. Editora Pensamento. São Paulo, 1999

A vida do Dr. Edward Bach – Portal Educação

Instituto Bach

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *